Ao sair de férias ou para aproveitar um fim de semana na férias, algumas medidas simples de segurança podem evitar que sua residência seja furtada por criminosos.
Especialistas em segurança recomendam manter as áreas externas bem iluminadas e se certificar de que as portas e janelas estão trancadas. Aconselham também a utilização de luzes com fotocélulas para mantê-las acesas na casa somente durante a noite, passando assim a impressão de que não está vazia. Pedir para vizinhos de confiança retirarem as correspondências também é uma dica que evita o aspecto de abandono.
Outra medida preventiva é examinar os pontos vulneráveis da casa e instalar dispositivos de segurança, como alarmes e sensores de presença. Alguns equipamentos monitoram mais de 40 setores da residência ao mesmo tempo. Os sensores sem fio supervisionam e enviam dados sobre as situações de violação e o nível de bateria. Os aparelhos com tecnologia de infravermelho são ainda mais confiáveis, já que detectam perturbações em até 12 metros de alcance e são imunes ao movimento de pequenos animais.
Algumas linhas ainda contam com controle remoto que, além de ativar e desligar o alarme, possui a função ‘pânico’, que pode ser utilizada no momento que algum vizinho, por exemplo, identificar uma tentativa de roubo.